Possível surto de Dengue

Você já combateu o mosquito hoje? Essa pergunta está em uma campanha do Governo Federal sobre o enfrentamento ao transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Talvez você, ouvinte da Rede Aparecida, não se identifica com a questão, mas é bom pensar melhor a respeito disso. Sabe por que? O Ministério da Saúde disse que 11 estados poderão ter surto de Dengue a partir de março. É um alerta para a região Nordeste mais Rio de Janeiro e Espírito Santo. Você que não se encontra nessa área delimitada é bom ficar de prontidão, pois todos precisam agir contra o Aedes Aegypti. Ainda mais nesse clima de verão. Altas temperaturas e chuvas intensas são dois fatores ambientais favoráveis à proliferação do mosquito.

No ano passado, Minas Gerais, São Paulo e Goiás concentraram o maior número de registros da Dengue. Só em Uberlândia, segunda maior cidade mineira, foram contabilizadas 30 mil notificações de Dengue e 20 mortes. Foi assustador. Quase todos os dias, publicava-se boletim epidemiológico com dados alarmantes, levando a população a uma verdadeira guerra contra o mosquito. Foi necessária uma força tarefa, envolvendo poder público, entidades diversas e o cidadão.

Lembro que, na época, os profissionais encontraram dificuldades para uma boa adesão das pessoas, pois muitas se recusaram a receber o agente sanitário, alegando que não tinha ninguém em casa com sintomas da Dengue. E os maiores criadouros do mosquito foram encontrados justamente em casas. Drones foram usados para fiscalizar quintais, terrenos vazios. Um enfrentamento que levou os padres a falarem da Dengue nas missas. Aplicativos foram criados para envolver mais gente em torno desta grande causa: combater o mosquito!

Os próximos dias serão cruciais para reverter esse alerta de avanço da Dengue. O poder público terá de investir em divulgações mais eficientes, contextualizadas e capacitar servidores para ações mais assertivas na comunidade. Você ouvinte da Rede Aparecida é o grande responsável pela mudança nesse cenário. Participe de maneira efetiva. Como diz a campanha que fiz referência: o maior desafio não é água parada, é você ficar parado. Que tal separar alguns minutos do seu sábado para fazer uma faxina? Pense nisso, pois a Dengue mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *