Assembleia Geral da CNBB 2021 será virtual

De 12 a 16 de abril de 2021, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará a 58ª Assembleia Geral. O evento será virtual com sessões das 8h às 12h e das 14h às 17h. Participarão cardeais, arcebispos, bispos e representantes da ação pastoral da Igreja Católica. No Brasil são 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos, sendo 309 em missão ou função de governo e 166 eméritos (aposentados).

O tema central da 58ª Assembleia Geral da CNBB será ‘Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias’. Os bispos vão aprofundar também outros 30 assuntos sobre a vida da Igreja Católica e a evangelização no Brasil, entre os quais a criação do Regional Leste 3 (Espírito Santo), a ser desmembrado do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo).

O episcopado brasileiro também aprovará mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero da Sé Apostólica e ao povo brasileiro. Esse também será o primeiro encontro do episcopado com o novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. O arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley, será o pregador de uma manhã de retiro, no dia 15 de abril.

No primeiro dia, 12 de abril, os destaques da programação são: às 7h, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, presidirá a missa de abertura da 58ª Assembleia Geral. Será na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na sede da CNBB, em Brasília (DF). Às 7h30, será acolhida pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte.

Às 8h50 está prevista a fala do novo Núncio Apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro. Ainda pela manhã, serão apresentados o relatório bienal 2019-2020 e a mensagem do Papa Francisco. Os destaques do período da tarde ficarão por conta das análises de conjuntura eclesial e social e a programação de atividades dos anos Amoris Laetitia e Josefino, em 2021.