Renato e Maria Cecília tomam posse em Araguari

O primeiro dia de 2021 marcou nova fase no cenário de desenvolvimento e urbanização da cidade de Araguari. Com lema “Araguari Eficiente, melhor para todos”, o major do Exército Renato Carvalho Fernandes (Republicanos) e a contadora Maria Cecília Araújo (SD) foram empossados para o mandato como prefeito e vice-prefeita, respectivamente. A chapa ganhou as Eleições Municipais de 2020 com 44,45% dos votos (26.981 votos).

Focados em desenvolver a cidade a partir dos pilares de Inovação, Informatização e Capacitação, Major Renato e Maria Cecília receberam das mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Leo Mulata (Republicanos) o termo de posse para o mandato executivo que vai até o ano de 2024. No mesmo dia, um pouco antes, os 17 vereadores eleitos nas últimas eleições também foram empossados e a mesa diretora, para o exercício dos anos de 2021-2022, foi eleita.

Durante a cerimônia de posse dos mandatários foram feitas homenagens e, nos discursos, o destaque para a necessidade de avanço econômico e social no município e a responsabilidade para com as contas públicas foram destaque. “Vou trabalhar incansavelmente no padrão que a nossa cidade merece. Quando me coloquei na disputa pela Prefeitura de Araguari, tinha clareza da dificuldade e dos desafios que enfrentaria pela frente, mas ao mesmo tempo, pela experiência que tive através do nosso glorioso Exército Brasileiro, após morar em 8 cidades de diferentes estados, pude viver outras experiências de cidade e percebi que é possível sim colocar Araguari em uma rota de desenvolvimento com uma gestão eficiente. Conhecemos hoje os problemas da cidade e todos os distritos de forma muito mais apurada e abrangente. Procurando encará-los não como dificuldades que nos paralisam, mas como pontos de melhoria que vão nortear o nosso planejamento”, afirmou em seu discurso.

“Nosso governo terá como prioridade proporcionar crescimento e desenvolvimento sustentável. Será pautado na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência e eficiência. Além dos deveres legais do município, em especial a Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura e Urbanismo, vamos incentivar o empreendedorismo, a capacitação de mão de obra, o cooperativismo em todas as suas formas, a governança participativa e o controle social. Nós, como sociedade, devemos refletir que ajudar a construir uma cidade ou um país melhor não é apenas criticar em redes sociais, e muitas das vezes com base em notícias falsas. Construir uma cidade melhor só será possível se todos nós engajarmos, através da responsabilidade social, com atos que de fato façam a diferença para a comunidade”, completou Renato.

Primeira vice-prefeita de Araguari, Maria Cecília Araújo entra para a história por também ser a primeira vice a desempenhar papel atuante na administração pública municipal. “Para mim é uma honra ter sido escolhida para ser a protagonista no nosso executivo e refletir a bandeira da representatividade da mulher na política. Entrar para a história como a primeira mulher vice-prefeita de Araguari é significativo para todas nós. Nós mulheres representamos mais de 50% dos eleitores e da população, e a nossa voz deve ser ativa nesse meio de costume tão masculino que é a política”, afirmou Cecília em seu discurso.

“A luta pelo direito das mulheres progride à medida em que, não só no Brasil, mas em todo o mundo, assumimos esse protagonismo nos papéis mais importantes da sociedade. Não é fácil. A luta contra o preconceito e a discriminação é árdua e aqui eu suscito a todos: eduquemos nossos filhos para uma cultura de paz em que o gênero não determine quem somos, mas sim os nossos atos em favor do próximo, da nossa nação e do bem”, completou a vice-prefeita.

Após um histórico conturbado entre prefeitos e vices de Araguari, Cecília e Renato formam uma dobradinha de trabalho e foco em resultados, conforme pontuaram alguns dos participantes da cerimônia e a imprensa local.

A cerimônia de posse aconteceu no recém reinaugurado Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros. Cumprindo todas as medidas de segurança sanitária da Onda Amarela, estiveram presentes somente autoridades convidadas e familiares dos empossados. Durante a solenidade, foi feita também a apresentação do time de secretários e secretárias do Governo Municipal. Cumprindo seu compromisso de campanha, as escolhas seguiram o ponto de vista técnico e alguns dos membros do 1º escalão do governo foram selecionados após entrevistas com especialistas, como foi o caso da Educação e dos Esportes.

PREFEITO – RENATO CARVALHO FERNANDES

Nascido em 09 de março de 1981, na cidade de Araguari (MG,) Renato Carvalho Fernandes, 39 anos de idade, é filho de João Fernandes Filho e de Helena de Fátima Carvalho Fernandes. Casado com Ana Carolina Naves Peixoto, pai de Luiz Felipe e dos gêmeos Theo e Davi. Estudou na Escola Estadual Professor Antônio Marques “Estadual” e concluiu o Ensino Médio no “Colégio Objetivo” de Araguari (MG). Aos 17 anos, foi aprovado no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx, após 1 ano em Campinas (SP), ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras sediada em Resende (RJ). Em dezembro de 2003, formou-se “Oficial de Carreira Combatente” especializado em Logística Militar Terrestre e Administração Pública. Em 2020, antes de ir pra reserva remunerada do Exército Brasileiro devido a sua diplomação como Prefeito de Araguari, ocupava o posto de Major. Formou-se também em Direito no ano de 2010, pela Universidade Potiguar, em Natal (RN). Em 2013, iniciou uma Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria, a qual concluiu com êxito em 2016. Na sua vida militar, morou em sete estados do país: Goiás (Aragarças), Pará (Belém), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Resende), São Paulo (Campinas), Rio Grande do Norte (Natal), Mato Grosso (Barra do Garças) e Distrito Federal.

VICE-PREFEITA MARIA CECÍLIA DE ARAÚJO

Natural de Araguari (MG), Maria Cecília de Araújo nasceu em 22 de novembro de 1971, 49 anos de idade, casada com Matheus Oliveira Dias, mãe de dois filhos, João Paulo e Manoel. Contadora formada pela Universidade Professor Antônio Carlos – Unipac, hoje IMEPAC. Empresária e coordenadora da FeniCafé na Associação de Cafeicultores de Araguari. Estudou no colégio Regina Pacis, Escola de Comércio Estadual. Aos 16 anos iniciou o curso superior de Matemática, na FAFI, em Araguari (MG), tendo que abandoná-lo. Concluiu o Normal Superior, no Colégio Estadual, e posteriormente cursou Ciências Contábeis, na Unipac. Iniciou na área de Agronegócios, na extinta empresa AgroRocha. Foi convidada para participar da FeniCafé e com isso se inseriu na ACA. Participou de vários conselhos e frentes relacionadas à área rural. Foi diretora financeira do Pica-Pau Country Club. Sempre solícita, doou parte de seu tempo no sentido de auxiliar pessoas e entidades.

Texto: Ascom Renato e Cecília
Fotos: Jean Laverdi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *