Hospital Santa Catarina será reaberto dia 14

Foram mais de 20 dias de trabalho para recuperar a estrutura e equipamentos do Hospital Santa Catarina. Requerido oficialmente pela Prefeitura de Uberlândia para tratar pacientes com Covid-19, a unidade privada estava fechada há quatro anos e foram necessários reparos na parte elétrica, em respiradores, monitores, Raio-X, tomógrafo, este que é fundamental para avaliação dos casos de Coronavírus. Pronto para funcionar a partir da próxima terça-feira, dia 14 de abril, o Hospital Santa Catarina foi apresentado às autoridades e à imprensa na manhã do Domingo de Páscoa.

Neste primeiro momento estarão disponíveis 20 leitos de UTI e 66 leitos de enfermaria, com possibilidade de ampliação em mais 10 leitos de UTI e mais 20 leitos de enfermaria. O prédio foi repensado para tratar pacientes com o novo coronavírus de forma vertical. O procedimento é utilizado em casos de epidemia e pandemia. Os casos mais graves vão para a UTI no quarto andar e, à medida que houver evolução na melhora do quadro, o paciente é transferido para os andares inferiores até receber alta. Essa estratégia facilita inclusive os trabalhos de desinfecção da unidade. O Hospital Santa Catarina funcionará como anexo do Hospital e Maternidade Municipal.

Para identificar o coronavírus são utilizados dois métodos diferentes de testes. O PCR demora em média cinco dias e necessita que o exame seja realizado em laboratório com uso de equipamentos. O segundo é um teste rápido sorológico para detecção de anticorpos e pode ser feito até mesmo nos postos de saúde ou unidades volantes. O resulto fica pronto entre cinco e dez minutos. Os testes rápidos realizam dois tipos de análise: o IGM, que verifica a fase aguda da doença e o IGG, que aponta se o indivíduo teve Covid-19 e se já está imunizado. A prefeitura de Uberlândia comprou 20 mil testes rápidos. A expectativa é que eles sejam entregues nesta semana.

Em solenidade reservada às autoridades, o bispo da Diocese de Uberlândia, dom Paulo Francisco Machado, conduziu uma benção às dependências do Hospital Santa Catarina que também conta com uma capela em funcionamento e poderá ser usada para momentos de oração por parte dos que estarão atuando ou sendo atendidos na unidade. O bispo afirmou que ter um hospital em Uberlândia dedicado ao atendimento de Covid-19 já é o início de vitória. Reforçou as orientações da Igreja Católica em favor do isolamento social, justificando que razão e fé devem caminhar juntas. Dom Paulo Francisco Machado finalizou com uma benção especial e votos de uma santa Páscoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *