Prazo de entrega do Imposto de Renda

Neste momento de pandemia, somos frequentemente surpreendidos com decisões do governo para um enfrentamento mais eficaz e, ao mesmo tempo, boletins epidemiológicos são atualizados, deixando-nos a par da real situação em que nos encontramos. No meu entendimento, dois aspectos têm sido mais acompanhados no dia a dia: a saúde e a economia.

Quero aqui falar de um ponto quando a questão é dinheiro, porque o início de ano se apresenta com uma série de impostos. Existem três que são cruciais na vida do brasileiro: IPVA para veículos, IPTU para imóveis e IRPF, imposto de renda, um tributo federal sobre nossos rendimentos. Dependendo dos gastos declarados, o cidadão tem direito a restituição de valores ou paga ao governo e costumam ser valores consideráveis.

Os critérios parecem ser claros e orientações para fazer corretamente a declaração do imposto de renda são acessíveis e diversos profissionais contábeis prestam este serviço. Muitos até aproveitam os meses de março e abril para levantar um dinheiro extra, auxiliando a população que busca assessoria. Mas como eu disse, no começo da minha fala, novas medidas do governo, no cenário atual, são anunciadas diariamente e uma delas, nesta semana, foi o adiamento do prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 de 30 de abril para 30 de junho.

Ufa, que alívio, ainda bem que teremos mais tempo. Eu acredito que maioria tenha pensado assim quando soube da nova data para entregar a declaração. O motivo é o efeito da pandemia do novo coronavírus, que dificulta, por exemplo, o acesso a documentos e também, penso eu, que com orçamento apertado, se a pessoa precisa pagar o imposto de renda, agora será um momento não muito favorável já que a situação financeira da maioria do cidadão se encontra em alerta.

Todo adiamento, no aspecto financeiro agora, para quem precisa pagar ajuda muito. Já para quem tem a receber, o sentimento pode ser bem diferente. O certo é que nós brasileiros costumamos deixar nossos compromissos para o fim do segundo do tempo e houve aí uma prorrogação também para o Imposto de Renda 2020. Vamos aproveitar este momento pra ficar em casa e rezar em sintonia com a rádio aí da sua cidade. Um abraço e fique bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *