Diocese de Uberlândia suspende missas públicas

Tendo em vista que a propagação do Covid-19 (novo coronavírus) tem crescido muito no território de nossa Diocese, consultado autoridades competentes, em conformidade com o cânon 87 § 1 do Código de Direito Canônico, além das orientações emanadas na data de ontem, decidimos apresentar as seguintes orientações e normas:

I. Sejam seguidas as recomendações das autoridades civis e da saúde pública de cada Município.

II. Quanto às Celebrações Eucarísticas públicas (missas) ficam suspensas do dia 18 de março à 3 de abril, no entanto, em todas as paróquias os presbíteros celebrem diariamente a Santa Missa de forma privada.

III. Sempre que possível, a Santa Missa privada seja transmitida pelas Redes de Comunicação, como Radio, TV e Internet.

IV. Reafirmamos a proibição das Celebrações Penitenciais Comunitárias.

V. Sejam celebrados somente Batismos de emergência.

VI. Os Matrimônios agendados se possível sejam postergados, caso não haja essa possibilidade, apresentar aos noivos a possibilidade de celebrar com o mínimo de pessoas, respeitando a Forma Canônica (conforme cânon 1108 – noivos, assistente eclesiástico e duas testemunhas).

VII. As igrejas permaneçam abertas, higienizadas e bem arejadas.

VIII. Estimulamos a Leitura Orante da Palavra de Deus, bem como atos de piedade em familia.

Determinamos que as paróquias disponham de todas as formas possíveis de divulgação desse nosso Decreto, através de mídias, redes sociais, rádio, TV e cartazes afixados na porta das igrejas.

Que pela intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira de nossa Diocese, o Bom Deus, Autor da Vida, nos abençoe!

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, na Cidade Episcopal de Uberlândia-MG, no Tempo Santo da Quaresma, aos dezoito de março, Ano da Graça do Senhor, de dois mil e vinte, sob Nosso Sinal e Selo de Nossa Chancelaria.

D. Paulo Francisco Machado
Bispo Diocesano

Pe. Douglas da Costa Nunes
Chanceler do Bispado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *