Santuário na Serra da Piedade é destino da Trilhar Viagens

Do alto da Serra da Piedade, localizada no município de Caeté (MG), região metropolitana de Belo Horizonte (MG), é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. Com altitude de 1746 metros acima do nível do mar, a Serra da Piedade corresponde a uma continuação da Serra do Curral, abriga o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e os radares do CINDACTA, que monitoram os céus da região. Os ventos são constantes na região, e durante o inverno é comum a formação de geada.

A única construção histórica preservada no local é uma capela, hoje Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, tendo sua construção iniciada por volta de 1704 e concluída em meados de 1770. Conta-se que os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, chegaram por volta do século XVIII e construíram na Serra da Piedade um rústico eremitério e, ao lado, uma igreja dedicada à Nossa Senhora, santa pela qual tinham grande devoção. Em 20 de novembro de 1958, o papa João XXIII decretou Nossa Senhora da Piedade como Padroeira do Estado de Minas Gerais.

Em 2019, milhares de fiéis são esperados para a celebração do Jubileu de 59 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais. Uma série de celebrações e atividades especiais serão realizadas no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. As celebrações começarão no dia 28 de julho, prosseguindo até o mês de setembro. Especialmente no dia 31 de agosto será promovida a 6a Peregrinação Mineira do Terço dos Homens, reunindo grupo de diversas regiões do estado. Os peregrinos poderão conhecer o Caminho das Dores de Nossa Senhora, o Horto das Oliveiras, a Ermida da Padroeira, a Basílica Estadual das Romarias e muitos outros lugares especiais destinados à oração e contemplação.

A Trilhar Viagens, de Uberlândia (MG), fará uma caravana para o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. A saída será dia 30 de agosto, sexta-feira, às 19h, e o retorno dia 31 de agosto, sábado, às 14h. O valor da passagem é de R$ 250,00 e inclui transporte, traslado e seguro viagem. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (34) 99814-0417 / 99162-8828 / 99169-5663.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *