Cervejarias artesanais de Uberlândia conquistam Selo

Em cerimônia realizada na quarta-feira, 17/07, o prefeito Odelmo Leão entregou o Selo de Origem para oito cervejarias artesanais de Uberlândia (MG). O selo atesta a produção regulamentada na cidade e é uma das ações do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (lei municipal 12.801), criado em 2017. Outras duas marcas já haviam recebido a certificação no ano de lançamento do programa.

Aggregare, Abadiana, Alienada, Fábrica 5, Guará Craft Brew, Malte, Nuh! Beer e Uai Bier foram as cervejarias contempladas. Elas se juntam à Uberbrau Microcervejaria e a Cervejaria Benedith no Circuito Cervejeiro de Uberlândia, um mapa dinâmico, disponibilizado no site da Prefeitura que indica a localidade das microcervejarias em operação e dos patrimônios culturais da cidade e foi criado para que moradores e turistas possam conhecer e visitar os espaços.

Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, o número de cervejarias artesanais regulamentadas em Uberlândia pelo Mapa saltou de dois para dez em três anos, totalizando uma capacidade produtiva anual de cerca de 1,5 milhão de litros de cerveja, por meio de 103 rótulos. Um segmento que tem gerado mais de R$ 20 milhões em investimentos para a cidade, com a criação de pelo menos 100 empregos diretos e impacto de outros 5 mil postos de trabalho na cadeira produtiva (estudo da Fundação Getúlio Vargas diz que para cada emprego no setor outros 50 são criados).

No comparativo entre 2016, quando apenas duas estavam regulamentadas, e 2018, momento em que o município chegou a seis estabelecimentos com registro junto ao Mapa, a produção mensal de cerveja mais que triplicou: passando de 23 mil litros por mês para 75.800 litros mensais. Com as atuais 10 fábricas legalizadas, a produção mensal no primeiro semestre deste ano subiu para 116.300 litros.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *