99,5 FM segue líder isolada em Goiânia

Goiânia acompanhou neste mês mais uma atualização dos números gerais da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com a pesquisa anterior, o rádio goiano viu um ligeiro avanço em sua média no universo de ouvintes. O fato é positivo, pois o FM da Grande Goiânia tem colecionado números expressivos nas medições mais recentes. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/trimestre março a maio de 2019):

A Rádio 99,5 FM 99.5, rádio de formato popular/hits, segue isolada na liderança geral nos principais períodos da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora apresentou uma leve oscilação negativa em sua média na comparação com a pesquisa anterior, mas é algo que não chega nem perto de ameaçar a sua atual condição. Atualmente a Rádio 99,5 FM tem registrado alguns de seus melhores índices históricos (o atual é um deles), o que a posiciona entre os maiores volumes de audiência do FM brasileiro.

Na sequência, uma briga de alto nível. A Paz FM 89.5 avançou na comparação com a pesquisa anterior, rádio de formato religioso/gospel. A emissora passou a ser o segundo maior volume de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas é seguido de perto pela sua concorrente, de formato popular. Detalhe: essas duas FMs estão com índices superiores aos volumes que costumam registrar.

Várias altas em índices de audiência foram registradas entre o top 5 e o top 10. A Positiva FM 98.9 (popular/sertanejo) sustenta a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que ampliou a sua média na comparação com a pesquisa anterior.

O avanço da Positiva FM foi necessário para defender a colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), já que a Interativa FM 94.9 (jovem/pop-talk) apresentou uma forte alta em seus índices e foi um dos destaques da atual medição. Com isso, a Interativa FM (que está em quinto geral) acirrou a disputa pela quarta colocação nesse mesmo período.

A Jovem Pan FM 106.7 (jovem/pop) foi outro destaque na medição, emissora que apresentou uma forte reação em seus números na comparação com a pesquisa anterior. Isso fez com que a FM avançasse duas colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), superando a Executiva FM 92.7 (adulto-contemporâneo) e a CBN FM 97.1 (jornalismo/esportes), rádios que aparecem na sequência nesse período.

Antes, em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Goiânia conta com a Alpha FM 102.1, emissora líder no adulto-contemporâneo. A emissora conta com uma média de destaque na capital goiana, chamando também a atenção para a sua estabilidade.

Também chama a atenção o avanço progressivo da novata 89 FM A Rádio Rock FM 102.9 (alternativo/rock). A emissora quase dobrou o seu volume de audiência na comparação com a pesquisa anterior. O atual resultado cobre quase um período completo de operação da FM em Goiânia (rádio que iniciou as suas atividades em 11 de março e os números atuais são do trimestre março a maio).

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *