Band FM e Educadora FM no topo de audiência em Campinas

O cenário da audiência FM em Campinas, principal mercado de rádio do interior do país, está cada vez mais positivo para as emissoras do Band Rádios. A afirmação é baseada na atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa do Kantar Ibope Media. O FM campineiro viu uma forte queda na média de ouvintes por minuto na comparação com as duas últimas medições, variação esta que não foi acompanhada pelas líderes. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2019):

Mais isoladas

Sem acompanhar a variação negativa do meio FM, as rádios Band FM 106.7 (popular/hits) e Educadora FM 91.7 (jovem/pop) ficaram ainda mais isoladas no topo do ranking de audiência. A líder, a Band FM, variou de forma negativa, mas o número registrado pela FM foi muito próximo do índice observado na medição anterior. Isso a mantém sozinha na liderança de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Já a Educadora FM continua com a sua trajetória positiva em Campinas, variando de novo pra cima. Isso a isola ainda mais na vice-liderança geral, assim como em seu formato de programação.

Apesar de ter acompanhado a variação do meio, o resultado atual não foi negativo para a Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) em Campinas, pelo fato da FM manter de forma isolada a terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a liderança em seu formato.

Sequência

A Nova FM 103.7 (adulto-contemporâneo) não teve uma variação significativa em seus números, fato que a aproximou um pouco mais do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora segue posicionada em quarto lugar geral nesse período. À frente está uma emissora que não aparece como assinante da medição do Kantar Ibope Media.

O mercado também acompanhou uma aproximação maior entre as concorrentes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As emissoras Nativa FM 89.3 (popular/sertanejo-romântica) e Cidade FM 92.5 (popular/hits) variaram de forma positiva e aparecem bem mais próximas das emissoras Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo, sexto geral) e CBN FM 99.1 (jornalismo, em sétimo).

Dial FM cheio

Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *