Clube FM mantém a liderança em Brasília

O Distrito Federal acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. No geral, poucas novidades foram vistas em Brasília em relação às colocações das primeiras colocadas. O top 3 está mais definido em períodos gerais, mas há uma disputa mais intensa no top 5. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2019):

Top 3 mais definido

Com o avanço nos números da Clube FM 105.5 (popular/hits), o top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) passa a ficar mais definido. A atual líder ampliou a sua vantagem para as demais FMs medidas na pesquisa e cravou a sua melhor marca de audiência neste ano de 2019, se consolidando assim nessa colocação. Isso também fez com que o teto de audiência da pesquisa FM+WEB fosse ampliado no Distrito Federal.

Atividade FM 107.1 (popular/sertanejo) e Jovem Pan FM 106.3 (jovem/pop, líder isolada em seu formato) aparecem na sequência do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cada uma isolada em sua respectiva colocação. Vale lembrar que as três primeiras colocadas continuam respondendo por cerca de 40% do share da audiência FM+WEB do Distrito Federal.

Mais destaques

É intensa e em alto nível a disputa de colocações entre CBN FM 95.3 (líder no jornalismo) e Antena 1 FM 93.7 (líder no adulto-contemporâneo). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a posição de cada uma, rádios que completam o top 5, é definida nos detalhes. Já em períodos comerciais, como 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a CBN amplia um pouco a sua vantagem para a concorrente.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a JK FM 102.7 (popular/hits) aparece isolada em sua colocação, seguida neste período pela Metrópoles FM 104.1 (popular/hits), emissora que tem evoluído progressivamente na medição de audiência.

Outra rádio que está com um volume superior à sua média recente é a Rádio Mix FM 88.3 (jovem/pop), que aparece isolada em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). BandNews FM 90.5 (jornalismo) aparece na sequência.

Também é destaque o avanço progressivo da Alpha FM 89.9 (adulto-contemporâneo) em Brasília. A rádio cravou um resultado bem superior aos índices obtidos pela FM no final de 2018. Vale lembrar que a emissora completou apenas 1 ano no ar em abril, mas foi a partir de agosto de 2018 que a FM teve uma efetiva melhoria técnica de seu sinal.

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *