Rádio Gaúcha avança novamente em Porto Alegre

O mercado de rádio da capital gaúcha e região metropolitana acompanhou na semana passada mais uma atualização dos dados da audiência FM local. Segundo a medição do Kantar Ibope Media, o meio FM viu uma ligeira oscilação negativa na média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa passada. Porém várias emissoras importantes registraram variações positivas em seus índices. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2019):

Uma das novidades no mercado gaúcho é aproximação de duas concorrentes da Rede Pampa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da medição. A Rádio Caiçara FM 96.7, emissora de formato popular, variou de novo de forma positiva na medição e passa a ficar mais próxima de sua “irmã de grupo”, a 104 FM 104.1 (popular/hits). Trata-se da menor distância vista entre as duas FMs na medição.

À frente, agora ainda mais isolada, a Rádio Gaúcha FM 93.7 segue hegemônica no rádio da Grande Porto Alegre. A emissora de formato jornalístico/esportivo está isolada na primeira colocação geral do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e de outros períodos da medição. E, na comparação com a pesquisa passada, a Rádio Gaúcha ampliou a sua média de audiência.

A Rádio 92 FM 92.1, uma das novidades do rádio gaúcho (a emissora de formato popular/hits completou apenas 1 ano no ar em abril passado), voltou a ampliar a sua média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. Isso a posiciona um pouco mais próxima do top 3 e, consequentemente, da disputa pela vice-liderança geral devido o “achatamento” dos índices.

Também isolada, a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) fecha o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a liderança em seu formato. A emissora tem apresentado uma estabilidade de destaque no ranking FM da Grande Porto Alegre, cravando índices muito parecidos à cada nova medição.

A Continental FM 98.3, líder no adulto-contemporâneo, está isolada em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e é a FM mais próxima do top 5 nesse período. A emissora é seguida no ranking por duas FMs populares sediadas na Grande Porto Alegre, são elas: Rádio Alegria FM 92.9 (ppopular/sertanejo) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits). Detalhe: houve uma nova aproximação entre as duas concorrentes populares.

Em nono no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) mantém a posição e é seguida de perto pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), rádio que fecha o top 10 nesse período.

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) aparece logo na sequência nesse período, sendo a FM mais próxima do top 10. A Rádio Grenal FM 95.9 aparece na sequência, rádio que tem melhorado o seu índice de audiência nas últimas medições.

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *