Jovem Pan se aproxima dos 200 mil ouvintes por minuto

O formato de rádio jornalismo continua apresentando destaques importantes na medição de audiência. Na mais recente, referente ao trimestre janeiro a março (sendo a primeira pesquisa com apenas meses de 2019), o formato avançou, com as principais representantes do gênero ampliando as suas médias de audiência. Isso foi na contra-mão da média geral do meio FM na Grande São Paulo, que viu uma retração em seu índice na comparação com a pesquisa passada.

Considerado o horário nobre do jornalismo, a primeira metade do período da manhã (06h-19h/segunda à sexta-feira) contou com avanços nos índices das quatro principais emissoras de formato. Os maiores avanços percentuais foram das emissoras BandNews FM 96.9 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, com avanços na ordem de 7% na comparação com a pesquisa passada. No caso da BandNews FM, a emissora se consolida na vice-liderança em seu formato no período da manhã e crava a sua melhor marca em São Paulo (acima dos 100 mil ouvintes nesse período).

Jovem Pan FM 100.9 AM 620 e CBN FM 90.5 também avançaram na atual medição entre as 06h e 10h, segunda à sexta-feira.

Recorde?

A Jovem Pan, que detém a liderança no jornalismo em São Paulo nas principais faixas horárias do formato, atingiu o seu maior volume de audiência entre as 07h30-09h30 (seg/sex, período de maior volume de audiência do jornalismo). São mais de 193 mil ouvintes por minuto nesse filtro, ou seja, a Jovem Pan está se aproximando dos 200 mil ouvintes por minuto nesse recorde, algo que não foi observado nos anos anteriores.

Na faixa mais ampla, das 06h-10h (segunda à sexta-feira), o teto da pesquisa também foi ampliado pela Jovem Pan, rádio que está sozinha no topo do ranking do jornalismo. Agora o teto nesse período supera a marca dos 172 mil ouvintes por minuto.

E no geral?

Se comparar com as rádios de outros formatos, a Jovem Pan alcança a vice-liderança geral entre 06h e 10h (segunda à sexta-feira), atrás apenas da Band FM 96.1 (popular/hits, que também evoluiu na medição). E a BandNews FM se consolida na quinta colocação geral, atrás da Nativa FM 95.3 (popular) e Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo).

Também chama a atenção do mercado o avanço da Rádio Capital AM 1040, com evolução de 11% na comparação com a pesquisa anterior na faixa das 06h-10h (segunda à sexta-feira). Em parte desse horário a rádio voltou a contar com o comunicador Eli Corrêa, em atração que leva ao ar notícias e músicas. Ela e a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (à frente e também em alta) aparecem na sequência, pós a BandNews FM.

Na volta pra casa…

Mais avanços no formato de jornalismo. Foram observadas altas em todos os índices, tendo a maior variação percentual vista no índice da CBN na faixa das 17h e da BandNews FM na faixa das 18h (considerando 17h-20h/segunda à sexta-feira).

A Jovem Pan segue na liderança isolada e evoluindo nessas duas faixas, sendo a única do formato que supera os 100 mil ouvintes por minuto.

Nessas faixas o FM (média geral) apresentou uma leve retração na comparação com a pesquisa anterior.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *