Rádio Itatiaia acirra a disputa pela liderança em BH

Belo Horizonte também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência de rádio local, esta que é medida mês a mês pelo Kantar Ibope Media. No geral, o FM mineiro vou um novo recuo na média de ouvintes por minuto em relação à medição anterior. Mas o rádio da Grande Belo Horizonte segue com um desempenho expressivo em seus números. Acompanhe alguns dos destaques desta atual medição (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2019):

Já líder no alcance máximo e 30 dias (com mais de 2 milhões de ouvintes diferentes), a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) variou de forma positiva na atual medição de audiência, acirrando assim a disputa pela liderança geral do FM em vários períodos importantes, como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do quarto avanço consecutivo nos índices gerais da Rádio Itatiaia na Grande Belo Horizonte.

A BH FM 102.1 (popular/hits) mantém a liderança geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também números expressivos na capital mineira. Já a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) completa o top 3 nos períodos gerais, como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência em alta

A Alvorada FM 94.9, líder no formato adulto-contemporâneo, avançou novamente na medição geral na comparação com a medição anterior. Isso a isola ainda mais na quarta colocação geral, além de diminuir aos poucos a distância que a separa do top 3 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros da medição.

Já a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) é outra emissora que ignorou a oscilação negativa do meio FM mineiro e avançou no ranking. No 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora retomou a sexta colocação geral e já se aproximou do top 5 nos períodos gerais. A emissora também segue com o quarto maior alcance 30 dias e geral da medição.

98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) aparece na sequência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isolada em sétimo geral, estando mais próxima do top 5 do que das demais FMs posicionadas na sequência desse período. Já a Extra FM 103.9 (popular/hits) e a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) estão a seguir, rádios que estão bem próximas no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

CDL 102.9 (adulto/alternativo) foi outra emissora que ignorou a queda do meio FM e variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A emissora é seguida de perto pela Transamérica Hits FM 88.7, emissora de formato popular/hits.

O mercado mineiro também viu mais uma variação positiva da média de audiência da BandNews FM 89.5 de Belo Horizonte (jornalismo), emissora que, aos poucos, vai diminuindo a distância que a separa do top 10 em períodos gerais.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *