Rádio Senado completa 22 anos e projeta expansão

A Rádio Senado FM 91.7 de Brasília completou 22 anos operando na Capital Federal. A emissora pública controlada pelo Senado Federal está intensificando a expansão de sua rede, com planejamento de chegar a 16 capitais até o final do ano. Em março, a rede já deve iniciar suas operações em Belém, Boa Vista, Aracaju e Maceió. De acordo com as informações da própria emissora, Salvador e Rio de Janeiro também devem fazer parte da rede até o final do ano.

A Rádio Senado completou 22 anos no final de janeiro. Com programação própria, a Rádio Senado veicula informação, música brasileira, cultura e serviços. Transmite, ao vivo, as reuniões de comissões e sessões do Plenário e do Congresso Nacional. A emissora também veicula diversos programas jornalísticos, ainda conta com conteúdo cultural e educativos, reportagens especiais e intervalos de divulgação dos serviços do Senado e de utilidade pública.

A rádio também sempre está na disputa por prêmios jornalísticos. A rádio concorreu ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018 com a série de reportagem “O orçamento na Constituição de 1988”. Produzida pelo jornalista Rodrigo Resende, a matéria concorre com outras três reportagens veiculadas por jornais e sites.

Ainda em 2018, a Rádio Senado conquistou o prêmio ABMES de jornalismo 2018 na categoria Rádio Nacional. O material premiado é a Série “Mães Universitárias”, produzida pelos jornalistas Samara Sadeck e Rodrigo Resende. A série contou em cinco capítulos os desafios de mulheres em diversas partes do país na missão de aliar os estudos universitários e as atividades da maternidade.

Expansão da rede

A Rádio Senado deverá passar por uma ampla expansão de sua rede em 2019. Belém será a primeira praça nessa nova fase de expansão e vai operar na frequência 101.5 FM, de acordo com o engenheiro Aldo Renato Bernardes, chefe da Coordenação de Rede. “Na última semana de março, talvez até antes, será inaugurada inicialmente, a de Belém, a primeira nova e, na sequência, tem um prazo para que os fornecedores entreguem os equipamentos e instalem até o final de março. São quatro emissoras a mais que vão compor a Rede de Rádio, totalizando 14 emissoras nas capitais’, informou.

Em Boa Vista, a Rádio Senado vai ocupar a frequência 98.3 FM. Em Aracaju será a Rádio Senado FM 103.9 e, em Maceió, a Rádio Senado FM 105.5. “A nossa rede passa por um processo de expansão que começou em 2009 e este ano nós pretendemos ainda instalar mais duas emissoras: a do Rio de Janeiro e de Salvador. O Senado vai licitar e pretendemos, então, expandir com mais essas duas, talvez até o final do ano”, comentou Bernardes.

Atualmente, a Rádio Senado é transmitida de Brasília para Natal, Cuiabá, Fortaleza, Rio Branco, Teresina, Manaus, João Pessoa, Macapá e São Luís. Além da rede nas capitais e das transmissões via internet e parabólica, os conteúdos produzidos pela Rádio Senado são distribuídos pela Radioagência Senado a mais de mil e setecentas emissoras parceiras em todo o Brasil.

Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *