1º Fórum Nacional da Radiodifusão

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) reunirá, no dia 21, representantes do setor de rádio e TV durante o 1º Fórum Nacional da Radiodifusão. O evento será realizado na Esplanada dos Ministérios Auditório Prof. Lourenço Chehab – Bloco R e contará com a presença do ministro Marcos Pontes e de representantes de entidades do setor como ABERT, SET, AIR e ABRATEL, além de especialistas.

Segundo o ministro Marcos Pontes, o encontro servirá para discutir os assuntos de interesse do setor e definir as principais demandas. “O ministério precisa produzir conhecimento e riquezas para o país. Queremos ajudar na melhoria de serviços e produtos para gerar mais empregos e dinheiro para o Brasil. Temos que contribuir com a qualidade de vida das pessoas”, disse.

A programação terá início a partir das 8h30 com o cadastramento dos participantes. A partir das 9h, será a abertura, com a presença do Ministro Astronauta Marcos Pontes e do Secretário de Radiodifusão Elifas Chaves Gurgel do Amaral (MCTIC), com a apresentação da nova equipe.

A partir das 9h30, haverá a palestra “O presente e o futuro da radiodifusão comercial brasileira” com os palestrantes Paulo Tonet Camargo (ABERT) e Márcio Novaes (ABRATEL). Em seguida, das 10h10 às 10h50, palestra com o tema “Identidade da TV Aberta – cenários nacional e internacional”.

A palestra vai abordar quais são as principais necessidades da TV aberta e a importância de se manter o protagonismo regional do Brasil. Os custos e a inadequação dos requisitos da rede 5G para oferecer serviços gratuitos, de massa e de alta capacidade. As questões críticas ainda sem respostas. A necessidade de se medir a eficiência do atual uso das faixas já destinadas à banda larga. Os palestrantes serão Carlos Fini (presidente da SET) e Juan Andrés (diretor-geral da Associação Internacional de Radiodifusão).

Na sequência, os participantes terão a palestra “Novas tecnologias e os novos hábitos”, que irá abordar quais são os desafios da construção e interpretação das métricas no contexto atual. Destaque aos principais atributos de valor da TV e Rádio valorizados pelo consumidor: confiabilidade/estabilidade da recepção, referência em notícias, formação de comunidade, mobilidade, engajamento, gratuidade, qualidade e universalização. Ministrarão a palestra Roberto Franco \ FSBTVD & SBT (TV); Paulo Machado de Carvalho (Grupo Jovem Pan) e um representante Abratel.

Período da tarde

Logo após a volta do almoço, a programação recomeça a partir das 13h45 com a palestra “Radiodifusão Pública e Educativa: o que podemos melhorar?”. Na sequência, a partir das 14h30 “Consequências da migração AM-FM e os riscos de transmissões clandestinas para a navegação aérea” e, a partir das 15h “Imprensa Limpa x Fake News – O desafio da comunicação ética” com os palestrantes jornalista Alexandre Garcia e um indicado pela ABRATEL.

O diretor-geral da ABERT, Cristiano Flores, vai ministrar palestra para apresentar as propostas jurídicas setoriais para assegurar a velocidade dos processos, desburocratizando e gerando liberdades e responsabilidades aos concessionários e autorizados. O evente terá início às 17h20.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *