Prefeitura de Uberlândia adere ao Programa Escola do Adolescente

Trazer o estudante para a escola vai muito além de expor conteúdos. Despertar o interesse do adolescente em aprender faz com que ele assimile mais o que é passado em sala de aula e proporciona bons resultados. Com isso em mente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio de Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa Escola do Adolescente (PEA), do Ministério da Educação (MEC).

O PEA beneficiará aproximadamente 12 mil alunos de 33 escolas municipais.A iniciativa é inédita e foca diretamente nos estudantes entre o 6º e 9º anos do ensino fundamental. “Estamos em fase de planejamento da implantação desse programa em Uberlândia. Nosso trabalho é constante para melhorar ainda mais o sistema de ensino e aprendizagem por meio de ferramentas atuais que conectam o estudante à escola, além de colocá-lo em contato cada vez maior com as novas tecnologias”, destacou a secretária de Educação, Tânia Maria Souza Toleto.

O Escola do Adolescente

O Escola do Adolescente surge para aprimorar os ambientes de aprendizagem no turno regular e no contra turno, sem restrição de carga horária. Isso é possível por meio de um programa de apoio técnico que oferece formação e instrumentos de gestão em ambiente virtual.

Na plataforma, serão disponibilizados conteúdos informativos para professores, gestores e ferramentas para a escola, a fim de levar novas possibilidades e estratégias que tornem o ensino ainda mais atraente ao estudante.

A decisão da Secretaria de Educação permite que as unidades que atendem alunos dos anos finais do Ensino Fundamental façam parte do Escola do Adolescente.

Benefícios

O programa envolve diversas esferas da comunidade escolar. Para os adolescentes, o PEA promove a prática da escuta ativa dos alunos, a criação de projeto de vida e protagonismo, o fortalecimento de competências socio emocionais, etc.

Também abrange os professores ao trazer maior conhecimento sobre a adolescência, bem como oferecer estratégias de acompanhamento da aprendizagem do aluno e formação nos conhecimentos pedagógicos dos conteúdos. Na gestão, os benefícios são alcançados a partir do incentivo ao trabalho colaborativo, contato com ferramentas de gestão e formação, entre outros.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *