Rádio FM completou 79 anos nos USA

O espectro FM completou 79 anos em operação na semana passada. A primeira demonstração do espectro ocorreu nos Estados Unidos, no dia 5 de janeiro de 1940, 53 anos após a descoberta das ondas de rádio, por Heinrich Rudolf Hertz. Apesar disso, o rádio FM já havia sido descoberto muito antes, em 1933, quando foi feita a primeira demonstração experimental do sistema, pelo americano Edwin Armstrong.

Vale ressalvar que em 1922, o Rádio já era conhecido. Neste ano no Brasil, acontecia a primeira transmissão radiofônica oficial no país, com a fundação da primeira emissora de rádio reconhecidamente oficial do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Roquette Pinto e Henrique Morize, que operava em Ondas Médias.

Antes da Rádio Sociedade, ainda em 6 de abril de 1919, a Rádio Clube AM 720 do Recife realizava sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, na capital pernambucana, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Perei. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época.

A partir de 1940, o rádio FM se consolidou e criou um padrão de programação que se mantém até hoje. Além do alcance do sinal, a principal diferença do rádio que opera em FM – Frequência Modulada para o que opera em AM – Modulação em Amplitude, está relacionada à interferência à qual está sujeita a emissora AM, um dos motivos que levou o Brasil a um processo de migração que se estende desde 2013.

Tudo Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *