Mais de 200 atletas na final da Copa Futel de Ginástica

A 13ª Copa Futel de Ginástica Artística, realizada neste sábado, 01/12, no Campus Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), marcou o encerramento das atividades em 2018 para os alunos da iniciação esportiva da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O evento contou com participação de mais de 200 atletas, das equipes Futel, Bravo, NADEP/UFU e Uberaba. Além do bom nível das apresentações, outro destaque foi a presença do público, que lotou as arquibancadas do ginásio.

No período da manhã, 168 crianças da iniciação competiram no solo e salto. Na classificação geral por equipes, a Futel ficou em primeiro lugar, seguida pela Bravo e Uberaba. Já à tarde, 51 atletas do alto rendimento fizeram apresentações em todos os aparelhos, com destaque para a equipe da Futel, que ficou em primeiro lugar geral masculino e em segundo feminino, no torneio regional. Já na competição escolar, a Futel garantiu a primeira posição em ambas categorias.

“Foi um evento em que os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi treinado e aprendido ao longo de todo o ano. Também foi um momento de integração com outras escolas de ginástica da cidade e região”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor geral da Futel.

Importância da ginástica

Para Tatiana Marques, moradora do bairro Shopping Park, a ginástica tem um papel importante na vida de seu filho, Guilherme, de 11 anos. “Ele está aqui há dois anos e adora praticar esta modalidade. Desde o início, a ginástica tem contribuído para a disciplina na escola, dentro de casa e também no desenvolvimento físico. Ele gosta muito de participar e sonha em ser um atleta de ponta. Este estímulo que a Prefeitura, por meio da Futel, dá às crianças de Uberlândia é fundamental para todos”, disse.

A escolinha

A ginástica artística da Futel trabalha em parceria com a UFU e as aulas são realizadas diariamente no ginásio “G4” do campus Educação Física da universidade. Lá, treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta.

Tanto na escolinha, quanto no alto rendimento, os alunos treinam em todos os aparelhos e são divididos por nível técnico e de conhecimento. Atualmente, cerca de 140 alunos são atendidos no projeto. As matriculas para a iniciação nesta modalidade estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para fevereiro do ano que vem.

Prefeitura de Uberlândia

Um comentário em “Mais de 200 atletas na final da Copa Futel de Ginástica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *