CTV, hoje Vatican Media, completa 35 anos

O Centro Televisivo – hoje Vatican Media – é um centro de produções ligado à Santa Sé e tem o objetivo principal de contribuir para tornar conhecido, universalmente, o Evangelho de Jesus Cristo, mediante imagens televisivas, o ministério pastoral do Santo Padre e as atividades da Sé Apostólica.
Manuel Tavares – Cidade do Vaticano

O Centro Televisivo Vaticano foi fundado por São João Paulo II em 1983, tornando-se, desde novembro de 1996, um organismo plenamente coligado à Santa Sé. Com as recentes reformas dos meios de comunicação do Vaticano, o CTV tornou-se Vatican Media.

Centro Televisivo Vaticano

O Centro Televisivo – hoje Vatican Media – é um centro de produções ligado à Santa Sé e tem por objetivo principal e contribuir para tornar conhecido, universalmente, o Evangelho de Jesus Cristo, mediante imagens televisivas, o ministério pastoral do Santo Padre e as atividades da Sé Apostólica (Estatuto de 1° de Junho de 1998).

Os principais serviços prestados pelo CTV são: transmissões de televisão, ao vivo, produção e arquivo de vídeo.

O atual Diretor geral e Prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, – da qual faz parte Vatican Media, – é Paulo Ruffini, jornalista há quarenta anos, ex-diretor da TV2000. Trata-se do primeiro leigo Chefe de um Organismo da Santa Sé.

Vatican Media

Vatican Media faz filmagens integrais de cerca de 130 eventos no Vaticano, todos os anos: Angelus, Audiências Gerais, Santa Missas e outras celebrações ou eventos, além de transmissões das viagens do Santo Padre na Itália e no mundo. As transmissões ao vivo são deferidas por outras redes televisivas católicas.

A pedido das várias redes televisivas do mundo, Vatican Media pode estabelecer uma ligação, via satélite, fazendo chegar o sinal a todos os continentes. Está em fase de experimentação a transmissão da oração do Angelus, via Intelsat, diretamente do Vaticano para as Américas, todos os Domingos.

Serviços diários

Vatican Media filma, diariamente, as atividades públicas do Santo Padre e os principais eventos na Sé Apostólica. Distribui as imagens às agências e às televisões, que as solicitam. Distribui também imagens das viagens do Santo Padre aos centros de imprensa. No Vaticano, são colocados à disposição dos enviados (equipes de filmagem, assistência de vídeo e áudio, transmissões via satélite, montagem etc.) serviços e utilidades.

Produções

Vatican Media produziu inúmeros documentários, nos últimos dez anos, sobre o Pontificado de São João Paulo II, o Vaticano e as Basílicas romanas, difundidos pelas redes televisivas e em vídeo, em diversas línguas, como em inglês, espanhol e outras. Desde a Páscoa de 1998, transmite o magazine semanal “Octava Dies” – com uma duração de 25 minutos – retransmitido pelas redes católicas italianas e pela agência APTN em todo o mundo.

Arquivo

Vatican Media possui uma videoteca, com mais de 10.000 cassetes VHS de cerca de 4.000 horas, com gravações de imagens do Pontificado de São João Paulo II, uma documentação exaustiva desde 1984. Recorrem a esta videoteca as emissoras televisivas e os produtores de documentários de todo o mundo. Graças a um sistema de compilação analítica de fichas e de memorização informatizada, é possível selecionar as imagens de acontecimentos e temáticas específicas.

Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *