Monsenhor Jonas e Padre Zezinho em mesmo álbum

As gravadoras Canção Nova e Paulinas-COMEP têm a imensa alegria de apresentar ao público mais um álbum de Pe. Jonas Abib e Pe. Zezinho, scj: “Em sintonia com Deus”, uma coletânea com dez canções que dá sequência ao álbum celebrativo “Por causa de um certo Reino”, lançado em 2016 para homenagear estes dois sacerdotes no jubileu de ordenação sacerdotal.

Pe. Jonas Abib e Pe. Zezinho estão entre os primeiros na Igreja do Brasil a assumir a evangelização com a canção. Ainda que seus estilos musicais e a forma de comunicar sejam diversos, estes dois sacerdotes transmitem ao povo de Deus o mesmo conteúdo do Evangelho, com a fé que se faz canção e, principalmente nesta coletânea, oração.

O álbum “Em sintonia com Deus” resgata gravações do período de 1976 a 1986 realizadas pela Paulinas-COMEP, com o tema central da vivência espiritual, da oração e do desejo de estar sempre “em sintonia com Deus” e fazer “da vida uma oração, um só louvor”. As canções, apresentadas alternando a voz destes dois sacerdotes, procuram indicar um roteiro de oração para ser vivido ao longo do dia.

“Graças pela manhã tão linda” é uma oração de gratidão pelo novo dia. “Quietude” e “O céu, a terra e o mar” ensinam que a oração se aprende na contemplação da ação de Deus na natureza e no cotidiano, com suas alegrias e sofrimentos, que podem nos levar ao louvor e à gratidão ao Senhor.

“Se o mundo soubesse, Senhor”, “Da minha vida quero fazer uma oração” e “Em sintonia com Deus” nos falam do desejo de Deus impresso mais profundamente no ser humano: o desejo de unir-se ao Senhor e fazer da vida uma oração, um ato de amor. Estas canções proclamam a alegria de sentir-se habitado pelo Espírito Santo, repousando nele, deixando-o agir e acolhendo, assim, a paz profunda e permanente.

“Livre, me deixaste livre” e “O Deus em quem espero” apresentam a oração que nos leva ao encontro do Senhor que nos liberta de tudo o que nos escraviza e aprisiona, do pecado, do egoísmo e de toda força do mal. Recordando o povo de Deus escravizado no Egito, esta oração de confiança leva a abrir-se à ação do Senhor, o Libertador, na certeza de que Ele não abandona quem a Ele recorre. É uma oração que transforma a vida e as estruturas que escravizam.

“Ó Senhor, aceita o louvor” apresenta a alegria e a libertação que têm sua origem na oração de louvor, de reconhecimento dos dons recebidos de Deus. Por fim, encerra o roteiro de oração proposto por este álbum a canção “Oração da noite”, uma prece ao entardecer que é uma conversa íntima com o Senhor, para agradecer-lhe, para falar do que se viveu durante o dia, sobretudo do amor doado e recebido, do perdão concedido e acolhido. Uma oração de gratidão e reconhecimento de que ao longo do dia todos somos chamados a ser instrumentos do amor e da misericórdia do Senhor.

O álbum “Em sintonia com Deus” é um convite a contemplar a oração fecunda de Pe. Jonas Abib e Pe. Zezinho, scj. Estas canções utilizam os recursos, as linguagens e as influências musicais da época retratada e comunicam que a oração sempre foi a fonte da fidelidade e do dinamismo criativo e missionário destes dois sacerdotes. De fato, a oração deve vir “antes de tudo, estar acima de tudo, ser vida de tudo” (Pe. Tiago Alberione, fundador da Família Paulina).

Fonte: Paulinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *