Encontro DX está há 30 anos na Rádio Aparecida

Um dos apresentadores do Encontro DX, Cassiano Macedo, esteve em Lisboa, Portugal, para evento voltado ao dexismo e encontrou um ouvinte da Rádio Aparecida na Espanha, o dexista Juan Franco Crespo.

O apresentador entregou o Cartão QSL ao dexista, uma espécie de troféu por ter conseguido sintonizar a Rádio Aparecida de tão longe e comemorou o encontro, “o dexismo é um hobby que une as pessoas, elas se tornam unidas pelas ondas do rádio”.

Ser dexista e ter amor pelo Rádio

A descoberta do rádio para muitos hoje dexistas foi por meio da curiosidade. Observar as ondas curtas ou short waves (SW) e se deparar com rádios do outro lado do oceano era a brincadeira de muitos meninos na década de 60. “Eu ouvi pela rádio os programas espaciais americanos. Pela Voz América, emissora oficial do governo americano, pelas ondas curtas, acompanhei o lançamento da Apolo 11 em 1969. Era a curiosidade e a fascinação de poder ouvir uma rádio local e uma rádio estrangeira no mesmo aparelho”, relembra J. Moura.

Este hobbie está cada vez mais escasso pela interferência eletromagnética que deixam o alcance às ondas curtas mais difícil, com isso, é mais emocionante ao dexista sintonizar rádios cada vez mais distantes e conseguir, assim, o cartão QSL de sintonia.

Encontro DX

Há mais de 30 anos, o Encontro DX é o mais antigo programa voltado à paixão pelo rádio em português, é apresentado aos sábados às 19h por Cassiano Macedo e J. Moura na Rádio Aparecida. Dexistas há mais de 50 anos apesar de falarem para um tema segmentado alcançam público variado, inclusive de não dexistas. No programa é possível se informar com notícias recentes sobre o rádio no mundo, além de resenhas sobre livros voltados ao assunto e muito mais.

Fonte: Rádio Aparecida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *