Santuário Nacional participa do Salão Paranaense de Turismo

De 26 a 28 de abril, o Santuário Nacional estará presente na 24ª edição do Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba (PR). Neste ano, o maior templo mariano do mundo ganhará destaque no evento. Isto porque o turismo religioso é uma das apostas da feira para 2018. Outro fator que contribui para a notoriedade de Aparecida serão as novidades apresentadas pelo Santuário nesta edição do Salão.

A primeira delas é a visita virtual ao Santuário. Quem passar pelo estande poderá “caminhar” pelos corredores do maior centro de peregrinação da América Latina por meio de óculos que utilizam a tecnologia de realidade virtual. Além da Basílica, o complexo de acolhimento, composto pelo Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e o Hotel Rainha do Brasil também poderão ser conhecidos por meio da tecnologia.

Outra novidade será a participação do Santuário em duas palestras durante o evento. Ambas acontecerão no sábado, dia 28 de abril, na sala Morretes da Expo Unimed.

Neste dia, às 13h, acontece a primeira delas, um painel sobre o turismo religioso, que também contará com a participação de representantes de Israel e Nova Trento (SC), conhecidos destinos religiosos. No mesmo dia, às 15h40, acontece a palestra “Aparecida dos 13 milhões de fiéis”, que apresentará a estrutura do Santuário Nacional e as características da devoção à Nossa Senhora Aparecida, bem como seus impactos no cenário nacional.

Números da fé – Além do maior templo mariano do mundo, operadores de turismo religioso também participarão do evento. Isso porque hoje, no Brasil, este segmento movimenta cerca de 20 milhões de pessoas por ano em viagens domésticas, girando cerca de R$ 15 bilhões, segundo dados do Ministério do Turismo.

Aparecida no cenário nacional – Atualmente, Aparecida (SP) se configura como o destino mais procurado pelos turistas, atraindo 13 milhões de pessoas anualmente. Isso representa 65% da cifra total do país neste segmento.

O local também é mais visitado que outros importantes centros de peregrinação mundiais como Fátima, que estima 8 milhões no último ano; e Lourdes, com 6 milhões de peregrinos. Entre os santuários marianos, apenas Guadalupe concentra mais fiéis do que Aparecida, com cerca de 20 milhões de pessoas por ano.

Acolher bem também é evangelizar – Para acolher os milhares de peregrinos, uma estrutura de acolhimento foi pensada pelo Santuário Nacional ao longo do tempo. “Tudo o que aqui foi sendo feito e está sendo feito, vem de encontro às necessidades do romeiro que vem visitar Nossa Senhora”, destaca o reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida.

Só a Basílica possui capacidade para 30 mil pessoas durante as celebrações. Em dias de festa, o templo fica pequeno para acolher todos os fiéis. Para organizar tanta gente, mais de dois mil funcionários e cerca de mil voluntários trabalham diariamente. Além deles, uma equipe composta por 29 religiosos realiza o atendimento pastoral ao longo da semana. No sábado e no domingo, outros sacerdotes também auxiliam na celebração e missas e na administração dos sacramentos.

O estacionamento, que detêm o título de maior da América Latina, possui mais de três mil vagas para carros de passeio, duas mil vagas para ônibus, 602 vagas para bicicletas, 526 vagas para motorhomes e trailers e um receptivo para cavalos, já que a romaria a cavalo também é marca da devoção à Rainha e Padroeira do Brasil.

Com o crescente aumento na demanda de visitantes, em 2012 foi criado o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. O local tem capacidade para oito mil pessoas e se configura como um espaço multiuso para eventos religiosos, culturais e esportivos. O espaço ganhou destaque internacional quando sediou, entre junho e julho de 2016, o Centro de Treinamento da Ginástica Rítmica Russa.

No mesmo ano, o Santuário Nacional também inaugurou outro empreendimento, o Hotel Rainha do Brasil. Perto de completar seis anos de funcionamento, o local se destaca pelos serviços prestados. Foram eles que garantiram ao Rainha do Brasil uma posição entre os dez melhores do Brasil na categoria quatro estrelas em 2017, segundo o portal Trivago. A premiação teve como base as avaliações de hóspedes de todo o país.

Toda a estrutura e seus detalhes poderão ser conferidas pelos participantes do Salão Paranaense de Turismo ao longo dos três dias de evento. A expectativa é de que a feira reúna cerca de três mil profissionais de turismo e eventos.

Fonte: Santuário Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *