Rádio 730, de Goiânia, agora é Rádio Sagres 730

O que é Sagres?

Sagres é uma palavra, que descende do latim, que significa: SAGRADO, CONSAGRES ou CONSAGRADO. Todas têm a mesma origem, de cunho religioso, que remete a seres humanos, histórias ou objetos detentores de características divinas.

Mas este termo tem fortes ligações com a história portuguesa e consequentemente com o primeiro grande momento da história da humanidade, as grandes descobertas e o início da globalização.

A inspiração para a construção do nosso DNA e iconografia está assentada na lendária instituição portuguesa que detinha o objetivo de formar navegadores com conhecimentos de cartografia, geografia e astronomia: a Escola de Sagres. Além de conhecimento, a escola era fonte de mantimentos e abrigo.

A escola teria sido a responsável pela formação de grandes descobridores, como Vasco da Gama e Cristóvão Colombo. Após o seu regresso de Ceuta, o Infante D. Henrique fixou-se em Sagres, na Vila do Infante, rodeando-se de mestres nas artes e ciências ligadas à navegação.

O que se criou não foi uma escola no moderno conceito da palavra, com teto, paredes, carteiras, giz e um quadro negro. Mas um local de reunião de mareantes e cientistas onde, aproveitando a ciência dos doutores e a prática de hábeis marinheiros, se desenvolveram novos métodos de navegar, desenharam cartas e adaptaram navios.

Por isso, historiadores entendem que a verdadeira Escola de Sagres, era a escola da vida dos marinheiros portugueses. Uma escola feita de saberes acumulados, que eram desenvolvidos por diversos povos que tornou possível o desenvolvimento da revolução técnica marítima e comercial que foram os Descobrimentos Portugueses.

Por quê Sagres?

Oito propósitos irão nortear todas as nossas ações e estratégias: Educativa, Informativa, Entretenedora, Inovadora, Transformadora, Goiana, Sustentável e Ética. Estes valores representam o elo entre dois mundos tão distantes no tempo e na história, mas que buscam estar ligados por uma essência em comum na missão de formar profissionais de comunicação e inspirar-se no espírito empreendedor da Escola de Sagres para acompanhar as grandes transformações nos modelos de comunicação.

A escolha deste nome se deve a nossa missão de construir um sistema de comunicação capaz de transformar o mundo a nossa volta, capaz de discutir temas que tragam relevância a população e possam promover valores humanos.

Quem é Infante Dom Henrique?

Infante D. Henrique era o quinto filho de João I de Portugal, fundador da Dinastia de Avis, e de Dona Filipa de Lencastre. Os seus pais deram-lhe o nome Henrique possivelmente em honra do seu tio materno, o duque Henrique de Lencastre (futuro Henrique IV de Inglaterra). Ficou conhecido por colaborar na conquista de terra ao norte da África.

Até à época do Infante D. Henrique, o cabo Bojador era para os europeus o ponto conhecido mais meridional na costa de África. Gil Eanes, que comandou uma das expedições, foi o primeiro a ultrapassá-lo (1434), eliminando os medos então vigentes quanto ao desconhecido que para lá do cabo se encontraria.

O Infante morreu solteiro, sem alguma vez ter tido mulher ou filhos. Deixou como seu principal herdeiro o seu sobrinho, em bens, cargos e títulos, o segundo filho de seu irmão o rei D. Duarte já falecido, o Infante D. Fernando, duque de Beja, e que a partir dessa altura passa a ser Duque de Viseu tal como ele e a dirigir os Descobrimentos portugueses para o Reino de Portugal tal como o seu tio.

Fonte: Rádio Sagres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *