Padre Zezinho em caminho com os jovens para o Sínodo

A partir desta segunda-feira (9), começamos a construir juntos o percurso que nos levará ao Sínodo dos Bispos de outubro de 2018, de tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Para nos ajudar nesta preparação, contaremos com reflexões semanais de Padre Zezinho, profundo conhecedor e atuante no mundo juvenil com a publicação de livros e CDs, que nos conduzirá inclusive a seguir o pedido do “mestre de comunicação”, o Papa Francisco, feito na última quarta-feira (4), durante a Audiência Geral no Vaticano, quando disse: “a Igreja quer colocar-se à escuta da voz, da sensibilidade, da fé e também das dúvidas e críticas dos jovens”.

Pe. Zezinho – “O Brasil, nas suas dioceses, começa a preocupar-se com o ano dedicado à juventude, o Sínodo dos Jovens. Aqui e acolá, os grupos se organizam, os bispos incentivam e, a partir deste fim de ano, os grupos jovens começam a responder os inquéritos sobre como vai a situação da juventude nas suas dioceses, nas suas cidades e, também, nas suas escolas. Será um jeito, de fato, escutar e auscultar o jovem brasileiro. Evidentemente vai demorar uma resposta, mas, o interessante é que os jovens estão muito encantados, sobretudo, porque ouviram – eu conversei com eles também, depois que eu voltei de Roma, a proposta do Santo Padre de que, nós, especialistas, não devamos dizer muito.”

O Pe. Zezinho (José Fernandes de Oliveira, SCJ) esteve em Roma para o Seminário Internacional sobre a condição do mundo juvenil, no final do mês de setembro. Na semana em que ficou na Itália, completou 51 anos de ordenação sacerdotal em missa presidida pelo Papa Francisco na Casa Santa Marta, no Vaticano.

Discípulo do sociólogo Padre Dehon, Pe. Zezinho é professor, escritor e músico (um dos pioneiros da música cristã), e já usou inclusive do teatro como meio de evangelização. Atualmente, depois de se recuperar de problemas importantes de saúde, também é ativo no ambiente digital e seguido por milhares de followers nas redes sociais com o mesmo propósito evangelizador.

Com essa motivação, as reflexões semanais do Pe. Zezinho sobre a vida juvenil serão divulgadas por diferentes plataformas da redação brasileira da Secretaria para a Comunicação do Vaticano: os podcasts, vídeos e transcrições do material serão veiculados pela internet nos espaços do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano no Facebook e no Youtube, além do canal de transmissão on line pelo Whatsapp. O ambiente será de contínua colaboração para estimular o pensamento criativo e coletivo ao partilhar diferentes temas que envolvem a juventude, seus desafios, histórias e conquistas.

Uma iniciativa que se desenvolve paralelamente às intenções do Papa Francisco ao anunciar uma reunião pré-sinodal para o período de 19 a 24 de março de 2018. Segundo a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, a convocação de jovens do mundo inteiro para o encontro na Itália irá permitir que a juventude expresse suas expectativas e desejos, incertezas e preocupações nas complexas situações do mundo de hoje. Jovens católicos, de outras confissões cristãs e religiões, e também jovens não crentes, estão convidados a participar do encontro.

Fonte: Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *